quinta-feira, 8 de julho de 2010

O vazio do nada a dizer...

Olá amigos!! Ultimamente uma coisa que tem realmente me incomodado é esse vazio que existe nessa conexão entre as pessoas através da internet.
É claro, nos dias de hoje, e já há um bom tempo, a internet se transformou na maior ferramenta de comunicação mundial e devemos aproveitá-la ao máximo. Mas o meu espanto vem de observar como as pessoas foram se rendendo a uma espécie de vazio coletivo através desses sites de relacionamento e meios socias da internet.
Há muitos anos quando se perdia o contato com alguém, se não tivesse um ponto em comum era muito mais difícil você encontrar essa pessoa, hoje a rede te ajuda, porém os encontros entre amigos, conhecidos ficaram escassos, também por conta da proximidade virtual e da distância pessoal, e o pior, na minha opinião, diluiu-se o caratér de verdadeiras amizades. Estamos todos juntos pelo que parece, mas às vezes só...quem ainda não sentiu esse gostinho?
Saudades dos anos 80, até o começo dos 90...quando ficávamos em busca do novo com muito esforço, encontrávamos os amigos pessoalmente, estudávamos juntos, zoavamos juntos, procurando sempre algo pra fazer, crescer, desenvolver pelas nossas próprias forças e da boa vontade de quem nos rodeava.
Hoje tudo está na nossa vista ao mesmo tempo, mas não se aproveita quase nada. É a cultura pobre dos 20 segundos que alguns se dispõe antes de mudar para a próxima página, e o pior, normalmente e invariavelmente "fuçando" a vida alheia. Que feio...
E fora o alcance que todos nós temos de sermos vistos, mas muitas vezes não temos nada a dizer, quando é assim o melhor é ficar quieto, não é?
Antes se falava que era culpa da mídia que não dava espaço pra uma rede aberta, sem tendências políticas e contra a cultura. E agora que temos espaço? O nosso próprio espaço...
Eu acho que isso é culpa mesmo da educação fraca que recebemos nesse país de dimensão continental e também não adianta culpar governo, o tempo, sei lá o que mais...não se culpava a mídia como escrevi aí em cima? Agora temos esse poder de nos expressarmos mais, pra quem quiser nos ouvir, ver, ler. E o que muitos de nós fazemos com todos esses canais?
É realmente um lance de educação, social e cultural que devemos procurar desenvolver para crescermos como nação e termos maior identidade, aí acredito que possamos combater essa política nefasta, os sitiantes do poder, que tentam nos deixar cada vez mais ignorantes para se manter sempre em torno dele, fazendo calar os que ficam desatentos e alienados.
E por favor, vamos aproveitar o tempo pra expor algo que interesse aos outros ao nosso redor. Tem gente que usa a rede pra viver a vida do próximo sem entender que ele deveria construir a própria, ter a própria voz, ter o que dizer antes de fazer um perfil em todas as redes sociais, mas sem ter nada a dizer e passa seu tempo vivendo uma outra realidade porque lhe falta coragem de criar a sua.
Temos tanto o que desenvolver, vamos aproveitar melhor o nosso tempo e aí sim usar a rede pra divulgar nossas façanhas, conquistas e vitórias, dividindo isso com os nossos antigos amigos e quem sabe os novos também criados no mundo virtual para ensinarmos e aprendermos com essa que pode ser uma maravilhosa troca de experiências.
Mas procure o que dizer, fazer, e não somente nessa ampla vitrine, mas sua vida vai se tornar mais interessante pra você e para o mundo que te cerca.

Abraços à todos,


Rodrigo Grecco

4 comentários:

  1. Olá Grecco,

    Bom, acredito que temos muito espaço para poucos que possuem a grandiosidade de concepções, como você fez nesse texto. Ás vezes as cópias ou esse modo de as pessoas ficarem fuçando a vida das outras, seja uma auto afirmação de si mesma, uma crise existencialista ou algo parecido... Não é aproveitado esse livre arbítrio de expressão.
    Tudo parece cópia, mais um downlood...
    Mas eu gosto dessa aproximação que tráz para as pessoas distantes também.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Eu acho que isso é culpa mesmo da educação fraca que recebemos nesse país de dimensão continental e também não adianta culpar governo, o tempo, sei lá o que mais...não se culpava a mídia como escrevi aí em cima? Agora temos esse poder de nos expressarmos mais, pra quem quiser nos ouvir, ver, ler. E o que muitos de nós fazemos com todos esses canais?"

    Vc disse isso aí acima. O problema não é a mídia, o governo, as redes sociais. O problema são as pessoas. A humanidade é falha.
    Dá pra contar nos dedos quem utiliza as ferramentas que tem, pra fazer algo valer a pena. Me falavam muito do twitter, q era inutil e etc... E eu costumava (e costumo) responder que é inutil pra quem é inutil e não sabe utilizar... Pra quem sabe/aprende, é algo MUITO interessante. E assim são todas as outras coisas.
    A internet só escrachou o que já acontece no dia-a-dia das pessoas. Será que as pessoas que usam esse meio pra futilidades não são as mesmas que têm uma vida totalmente futil? Eu acho que sim... No mais, a educação é e sempre foi um grande problema no Brasil. E não é interesse de ngm q está lá em cima q isso mude, porque assim seriam formadas pessoas mais críticas. A exigencia dessa mudança tem que partir das pessoas... Pena que isso dificilmente vai acontecer.

    Quanto às amizades, eu vejo que aumentou a "convivência" das pessoas de uma forma geral. Ao mesmo tempo que todos estamos mais ausentes na vida uns dos outros, acabamos mais presentes nos acontecimentos. Sem contar que em SP é dificilimo vc se locomover tanto. Não sei se isso é bom, ou não... Mas meus amigos e eu, ao menos, não trocamos um bar e uma cerveja, por conversas no msn... rs

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Legal!!! Estive ausente por um tempo, curti muito seu comentário, temos que pensar muito a respeito de nossas próprias falhas e da nossa falta de educação no convívio social, acho que por aí já pode melhorar um pouquinho. Obrigrado pelo comentário. Abraço, RG

    ResponderExcluir
  4. Pois é Rodrigo... concordo com tudo o que disse.. e fico feliz por ter feito parte de alguns de seus momentos felizes...
    Abraços,
    Marcelo Carvalhais

    ResponderExcluir